Ana Celina

Lic.Biotecnologia | MSc. Biotecnologia Alimentar | Responsável de Mercado no programa Growing2Gether da Auchan Retail Portugal

Comecei o meu percurso em Aveiro em 2013, quando fui colocada na licenciatura de Biotecnologia. Como muitos outros, não sabia bem que o queria seguir, mas gostava de biologia, saúde, química e de matemática e este curso tinha uma mistura de tudo um pouco. A minha ideia era prosseguir estudos de modo a fazer mestrado em Biomedicina e fazer investigação ligada à saúde. Ao longo do curso essa ideia mudou drasticamente e decidi que preferia o mundo dos alimentos. Assim, ingressei no mestrado também em Biotecnologia, mas no ramo alimentar, de modo a aproximar-me mais da indústria. Fiz uma tese baseada no Processamento por Alta Pressão de um produto à base de fruta e, no final da tese, decidi que precisava de explorar áreas diferentes, fora do laboratório e da ciência, mas ligada à área alimentar. Fui ao Pitch Bootcamp e acabei por conhecer várias empresas. Na sequência deste evento, entrei para o mundo do retalho alimentar em 2019. Ingressei no programa Growing2Gether da Auchan Retail Portugal e sou atualmente Responsável de Mercado de produtos de Mercearia Alimentar e Avulso. Quando me perguntam o que é que Biotecnologia tem a ver com gestão, a resposta imediata é nada. Mas, na verdade, sendo que tirei o mestrado no ramo alimentar e que temos cadeiras de matemática, de gestão, de raciocínio, o curso deu-me uma grande bagagem de conhecimento da indústria alimentar, dos produtos, e deixou as bases para as ferramentas de gestão que depois nos ensinam nas empresas.

Posto isto, não se preocupem se a dada altura acharem que estão perdidos, que não sabem se estão no curso que querem ou que deviam. É normal. Mas Biotecnologia é um curso muito versátil e que nos dá bases em muitas áreas. Por agora estou mais afastada da ciência e mais ligada à gestão. Mas nunca sabemos o que o futuro nos reserva. Explorem áreas diferentes, conheçam pessoas com diferentes percursos e, sobretudo, não tenham medo de arriscar! O mercado de trabalho está à vossa espera!