Joana Flores

Lic.Bioquímica | MSc. Bioquímica (UNova) | Membro I&D Galénico na Labialfarma

Sou bioquímica e, desde que terminei os estudos, sou membro do I&D Galénico na Labialfarma. O meu trabalho é o desenvolvimento e reformulação de produtos, principalmente cosméticos, procurando aliar a estabilidade (evitar incompatibilidade entre matérias primas, oxidação de componentes e a contaminação microbiológica) ao aspeto sensorial (cor, fragrância, textura).

A licenciatura em bioquímica ensinou-me a saber pesquisar e a ter capacidade de aprender qualquer coisa que precisasse ou quisesse. Foi na UA que aperfeiçoei as capacidades de adaptação e de resolução de problemas. Mais tarde, no mestrado na NOVA, melhorei as minhas capacidades de gestão de tempo e decidi-me pelo mundo da indústria.

O meu conselho é que descubram aquilo que gostam e que se agarrem a isso. A licenciatura em bioquímica abre portas para diversos mestrados e ensina-vos a adaptarem-se a tudo. As competências sociais merecem ser desenvolvidas: além de enriquecedoras, são muito valiosas para os desafios no mundo do trabalho.

Nunca esqueçam, o sentido da vida é 5’ -> 3’.