Conselhos para Encontrares Casa

Chegaste à Universidade de Aveiro e possivelmente é a primeira vez que visitas a melhor cidade deste pais, Aveiro! Não sabes quais as melhores zonas para viveres? Ou se fica perto ou longe do teu departamento? Não sabes onde deves procurar casa? Não sabes o preço médio por mês de um quarto em Aveiro? Então este é o sitio certo para ti…

Melhores Sítios para Viver

Este é um tópico muito subjetivo, uma vez que nem todos temos os mesmo gostos! Mas uma coisa é certa, querermos estar o mais perto possível de tudo. Então, aqui ficam os melhores sítios para se viver em Aveiro e perto do Departamento de Química.

Bairro do Liceu – Zona central da cidade de Aveiro para qualquer estudante, a cerca de 10 minutos a pé da UA, é uma zona muito próxima de tudo. Tens imensos mini-mercados perto, sendo uma zona central entre a Praça do Peixe e a Universidade. É calmo e terás a companhia de muitos estudantes.

Zona do Glicínias – Situada em redor do centro comercial Glicínias Plaza. É uma zona com alguns estudantes e onde existem algumas das casas mais modernas disponíveis para estudantes. Embora seja a cerca de 10 minutos a pé da UA e uma zona calma, é relativamente longe de alguns sítios de interesse em Aveiro, como a Ria de Aveiro, o Rossio e a Praça do Peixe. Contudo, é a zona mais próxima do supermercado Jumbo, onde os estudantes costumam fazer as suas compras.

Vila Jovem – Os apartamentos laranja junto ao Glicínias, são um conjunto de apartamentos maioritariamente habitados por estudantes, numa zona calma da cidade e a cerca de 7 minutos da UA. É um ótimo sítio para conhecer os teus vizinhos e fazeres bons amigos e ainda estás perto da Universidade e do Jumbo. Contudo, tal como a Zona do Glicínias pode ficar longe de outros pontos de interesse da cidade.

Rua Mário Sacramento – A grande avenida que começa na rotunda do Glicínias e se estende até aos Bombeiros Velhos, é uma zona com casas mais antigas mas em muitas delas habitam estudantes. É uma zona calma e perto de tudo o que precisas, consoante vivas mais perto dos Bombeiros Velhos ou do Glicínias podes estar mais ou menos perto da UA, podendo o tempo variar entre 5 a 10 minutos a pé.

Bairro de Santiago – Perto da Universidade, a cerca de 5 minutos a pé, perto do McDonald’s, e de outros serviços essenciais. Não é a zona com melhor fama em Aveiro, pois inicialmente este bairro era um bairro social, mas o número de estudantes tem vindo a aumentar e o número de famílias carenciadas a viver neste bairro a diminuir. É um zona relativamente próxima do centro da cidade.

Urbanização Chave – Prédios atrás do ISCAA (Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro), desde os prédios cor de rosa até aos prédios amarelos perto do Mercado de Santiago. É um zona muito calma, e próxima da UA, a cerca de 1 a 2 minutos a pé. Ótimo para quem pretende estar mais perto da universidade, não é longe dos supermercados nem do centro da cidade

Onde Procurar Casa

OLX – Podes encontrar uma grande oferta de apartamentos e quartos para aluguer, tanto de empresas como de pessoas individuais. Para teres acesso a pesquisa para as zonas mais perto da UA (Freguesia de Glória e Vera Cruz), deves clicar no seguintes site. Depois basta escolheres o tipo de aluguer que queres fazer, quarto ou apartamento. (LINK)

Grupos do Facebook – Existem muitos e cada vez mais grupos no Facebook que se dedicam exclusivamente a divulgação de anúncios de alugueres de apartamentos e quartos. Aqui ficam alguns deles para que possas consultar, clica nos nomes dos grupos.
Casas e Apartamentos em Aveiro
Apartamentos e Casas em Aveiro
Universidade de Aveiro – Quartos

Quanto Pagar

Este valor depende de vários fatores! Desde as tuas possibilidades, da sorte que tiveste a encontrar as casas na altura ideal ou até mesmo das condições da casa que escolhes. Os preços variam com a zona que escolhes e geralmente com a idade e condições do apartamento, mas geralmente os valores por quarto individual rondam os 150 euros mais as despesas de água, luz, gás e internet.

Boa Sorte!