Margarida Marques

Lic. Bioquímica | MSc. Biotecnologia Alimentar | Cargo no departamento de Food Science Center na Silliker Portugal

O meu nome é Margarida e comecei a minha aventura na UA em 2013. Na altura, muitas eram as dúvidas acerca do curso escolhido e o queria fazer profissionalmente era ainda uma incógnita!

Licenciei-me em Bioquímica e optei por fazer o meu mestrado em Biotecnologia Alimentar, também na UA. No ano de tese, quis experienciar o mundo “real” fora da universidade e decidi fazer estágio curricular na Silliker Portugal, uma empresa multinacional de controlo da qualidade alimentar, onde me encontro neste momento a trabalhar. Pertenço ao Food Science Center, departamento onde desenvolvemos análise sensorial, estudos de vida útil, validação de processos e outros desafios que possam surgir com os nossos clientes. Todos os dias são diferentes e somos constantemente postos à prova com novos produtos ou situações. E isso faz com que o desafio diário se converta em entusiasmo e motivação para trabalhar!

Essa é a magia da nossa área: conseguimos facilmente adaptar-nos aos desafios e colocar em prática tudo o que aprendemos. Mas isso não se consegue apenas com o curso que tiram. Todas as experiências que se vivenciam durante estes anos são importantes! Tirem proveito do facto de estudarem numa universidade em campus, onde tão depressa conseguem assistir a uma palestra de proteómica como ir a uma conferência de marketing. Conheçam e associem-se aos vários movimentos que existem pela UA. Acreditem, estes anos são muito mais do que unidades curriculares e média final de curso. É o tempo em que devem pôr-se à prova, mostrar resiliência e adaptabilidade. Experimentem, façam projetos, explorem o que mais gostam de fazer. E nunca se esqueçam: tudo é um caminho, mesmo que não comecem exatamente por aquilo que querem ou gostam de fazer, aprendam em todas as etapas do vosso crescimento profissional. Lutem pelos vossos objetivos, não se acomodem! E aproveitem ao máximo toda a experiência 🙂

Margarida Marques