Bioempreendedorismo – Ser ou não ser Empreendedor?

Untitled-1

“Ser ou não ser empreendedor” é uma palestra que te quer mostrar que com a nossa formação e com um pouco de inovação conseguimos ser verdadeiros Empreendedores!

Será uma palestra iniciada pela Drª Ana Daniel, professora auxiliar do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, onde é responsável pelas cadeiras de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Inovação, onde irá cativar os vossos pensamentos para o mundo da criatividade e inovação. De seguida, entrará em cena o Dr. Tiago Carvalho, Bioquímico do Porto, Doutorado em “Computational Neuroscience, e atual CEO da LabOrders, uma start-up que desenvolve software para laboratórios de investigação científica, que nos vai mostrar, por experiência própria, que a Bioquimica tem muito para dar, para além da investigação!

“Inovação é a diferença entre um líder e um seguidor.” Steve Jobs

64.image

Ana Daniel é professora auxiliar do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, onde é responsável pelas unidades curriculares de Empreendedorismo, leccionada a alunos do 1º e 2º ciclo, e Empreendedorismo e Inovação, dirigida a alunos do 3º ciclo (programa doutoral). É, ainda, Senior Expert da Comissão Europeia (CE) no programa SME Instrument e Consultora da ESIC2 – Exploitation Strategy and Innovation Consultants’ initiative também promovida pela CE, apoiando vários projectos europeus na área da comercialização de tecnologia.

De 2003 a 2011, foi Directora Executiva da Unidade de Transferência de Tecnologia do Laboratório Associado CICECO, tendo adquirido uma sólida experiência no processo de protecção e comercialização de tecnologia, quer através do licenciamento, quer através da criação de start-ups e spin-off, algumas destas financiadas através de capital de risco. Durante este período teve, ainda, um papel activo em várias associações profissionais, de que se destaca a ASTP (actualmente ASTPProton – Knowledge Transfer Europe). Ana Daniel desenvolve investigação na área da inovação e do empreendedorismo, tendo orientado várias dissertações nesta área, assim como publicado vários artigos em revistas científicas internacionais. É investigadora principal em projectos financiados pela FCT e QREN.

TiagoCarvalho_LabOrdersO Tiago Carvalho tem 34 anos, é Bioquímico, Doutorado em “Computational Neuroscience”, e fez investigação científica em diferentes laboratórios em Portugal, na Alemanha, na Suécia e nos Estados Unidos. Actualmente é o CEO da LabOrders, uma start-up que desenvolve software para laboratórios de investigação científica.

Como aluno do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina esteve 5 anos na Universidade da California Los Angeles (UCLA) a tentar perceber como o cérebro funciona, e em 2009 foi distinguido com o “Eva Kavan Prize for Excellence in Research on the Brain”. Foi também Vice-Presidente da “Portuguese American Postgraduate Society (PAPS)”.

Decidiu regressar dos Estados Unidos para dar o seu contributo em Portugal e fundou a LabOrders, uma plataforma de gestão de encomendas de material de laboratório, que num único sítio junta Fornecedores e Cientistas. Ao reduzir drasticamente o tempo despendido a encomendar um produto/reagente, a LabOrders aumenta de forma imediata a produtividade do Cientista, permitindo que se concentre na sua atividade de investigação. O Tiago é um fã de Portugal e investe tempos infinitos a convencer os amigos a apreciar o nosso país, salientando as oportunidades existentes.

forms logoA entrada é gratuita mediante a inscrição: http://goo.gl/forms/vdLosl4OKk

Local: Sala de atos da Reitoria
Data: 29 de Fevereiro de 2016
Hora: 17h30