CONVERSAS PARALELAS: À conversa com Vera L. M. Silva

10712851_826853370679513_2168405449811874962_n

Foi no passado dia 20 de Outubro que decorreu mais um café de ciência, desta vez com a convidada Vera L. M. Silva, investigadora Auxiliar na UA (QOPNA) na área da Química Orgânica, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Nesta conversa informal a Investigadora da UA deu a conhecer um pouco do seu percurso académico e profissional e apresentou os projetos de investigação em que esteve envolvida e que são atualmente desenvolvidos no grupo em que está inserida.

Foram abordados temas como a síntese de moléculas bioativas, a interação de algumas destas moléculas com recetores canabinóides existentes no cérebro e sistema imunitário e a utilização do aquecimento óhmico em síntese orgânica. A Investigadora foi responsável pelo projeto no qual foi construído um reator para síntese química com aquecimento óhmico e tem vindo a usar este reator para o desenvolvimento de novas metodologias de síntese orgânica em água, com vista ao estabelecimento de novos métodos de síntese mais limpos e eficientes.

 

Vera Silva